domingo, 13 de junho de 2010

Eu sou BRASILEIRO!





Bandeirinhas de São João verde-amarelas, bandeironas do Brasil nas antenas dos carros, marmanjos trocando figurinhas e participando de bolões para, quem sabe, bancar os 30 dias de cachaça, mulheres suspirando pelo David Beckhan. Pois é, a Copa do Mundo começou lá na África e esses três dias trouxeram um clima que não era sentido desde 2002! Contudo, quero aproveitar o espaço público da internet pra manifestar apoio ao técnico Dunga.

Em 2006 todo mundo reclamou da Seleção. Os treinos não eram abertos, eram escancarados! Marias chuteiras frenéticas atacavam nossos jogadores sem o menor pudor e no final das contas o Zidane deu uma de “Mister M” e pulverizou o quadrado mágico. O capitão do tetra foi então escolhido para colocar ordem na casa e acabou conseguindo! Ele ganhou tudo e decidiu levar para a África aqueles jogadores que colaboraram com o conjunto e, principalmente, que não se sentiam maiores que a Seleção, até o Robinho ficou humildão!

No dia da convocação, Dunga parecia um ditador do período militar. Algo ruim à primeira vista, mas bom, muito bom para o sucesso da Seleção. O ufanismo do Dunga não é ruim. Precisávamos disso, o time da Copa passada, salvo exceções, parecia formado por estrangeiros e não por brasileiros que atuavam no exterior. A disciplina e a dedicação do treinador lembram muito aquilo que o Ayrton Senna pregava, sendo certo que o brasileiro precisa muito mais disso do que admirar um futebol bonito, a beleza deve ser conseqüência.

Se o Brasil perder será por mais um dos acasos do futebol e não me venham com aquele papinho pseudo-intelectual e burro de torcer contra. É certo que o brasileiro médio não vê com bons olhos a dedicação e a enxerga como verdadeira afronta ao velho jeitinho brasileiro. Acho que se alguém aí prefere um homem-show como Diego Maradona, deve torcer pro Renato Teixeira lembrar-se do Renato Gaúcho pra próxima Copa, que ele convoque o Adriano, que o Imperador faça o gol do Hexa com a mão e que mais uma vez prevaleça a malandragem tupiniquim!

Enfim, sempre me encanto com o patriotismo de algumas seleções e fico até ansioso para ouvir o hino brasileiro ecoar em solo africano. Se a Seleção de 82 precisava vencer para manter o futebol arte vivo, o time de 2010 precisa vencer para fazer nascer um novo espírito na alma da nação brasileira, a repercussão social de uma Copa do Mundo é muito maior do que se imagina. Um brasileiro capaz de valorizar e compreender o trabalho do Dunga jamais será eleitor do Maluf.

Um comentário:

Unknown disse...

Ótimo texto escrito pelo amigo Danilo, a convocação de Dunga não foi a esperada por todos, mas por não estarmos vivenciando o momento da seleção brasileira internamente não podemos entender os motivos que levaram Dunga a levar ou nao esse ou aquele jogador. Fica a grande torcida pelo Brasil, pois em vez de corneteiros somos brasileiros e acima de tudo precisamos apoiar e torcer pela nação! Rumo ao Hexa!!!